segunda-feira, 7 de maio de 2007

convergência evolutiva











Convergência evolutiva ou evolução convergente é um fenômeno evolutivo observado em seres vivos quando estes desenvolvem características semelhantes de origens diferentes (ou análogas). Este fenômeno está associado à seleção natural, onde mutações que geram alterações morfológicas propícias a determinado ambiente são selecionadas em detrimento de outras menos adequadas. Desta forma, seres vivos que compartilhem o mesmo habitat, ou mesmos hábitos de vida, podem desenvolver estruturas similares que os tornam capazes de sobreviver àquelas condições.

Um exemplo famoso de convergência evolutiva é a forma do corpo de golfinhos, ictiossauros e peixes. Ambos são animais marinhos dotados de nadadeiras e barbatanas. Porém, os golfinhos são mamíferos, cujo ancestral direto era dotado de membros adaptados ao meio terrestre, enquanto os peixes possuem ancestrais marinhos, cujas nadadeiras são fruto de um longo processo de construção a partir de um modelo de corpo vermiforme sem membros articulados. Portanto, apesar de apresentarem estruturas semelhantes, elas tiveram origens muito diferentes, e foram selecionadas por ser formas muito apropriadas à natação.


(fonte: wikipedia)

Lembrei de uma vez quando o Jefferson Gonçalves comentou comigo que ele não aguentava mais camisa preta. ;-) acho que foi por isso que eu achei a camisa branca com golas e mangas vermelhas da Bends tão legal ;-)

Por que os blueseiros precisam de óculos escuros? Para proteger da luz que ilumina o palco? ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário