quarta-feira, 28 de maio de 2008

pocket full of soul... 14 de Junho!

Are you ready? Pull out your harps and start jamming. Pocket Full of Soul: The Harmonica Documentary; the film you have been waiting to see is being screened on June 14, 2008 at the Maui Film Festival. The film is being screened as a "work in progress" and is not in competition, so it's not the premiere. But, it is the first opportunity for the general public to view what we've been up to all this time. If you are in the area please come to the event. If you know of any musicians or harmonica players in the area, please have them contact us at info@pocketfullofsoulmovie.com and/or come to the event.

For more information, please go to www.mauifilmfestival.com.

PFOS
www.pocketfullofsoulmovie.com

Ronald Silva

Quem faz parte do gaita-l está acompanhando as notícias sobre o estado de saúde do Ronald Silva.

Estamos todos aqui torcendo para que tudo corra bem.

João Timponi no Big Owl

Amanhã,
quinta-feira,
dia 29,
a partir de 21:00 h.

www.bigowl.com.br

ps. peçam o cogumelo recheado da casa ou o hambúrguer

terça-feira, 27 de maio de 2008

Aula de gaita na Pró-Music

A partir de Junho, a Pro-Music passa a oferecer um curso regular de gaita com o gaitista Leandro Ferrari.

Tópicos abordados: Embocaduras, técnicas de respiração, notas fabricadas (bends), efeitos de sonorização, teoria apli­cada à gaita e a gaita diatônica no Blues.

Matrícula: R$75,00 e Mensalidade: R$143,00.

Ivan Márcio em BH

Ivan Márcio e Ferrari no show do Gustavo Andrade

GUSTAVO ANDRADE & HOT SPOT BLUES BAND
Participação especial dos gaitistas: Ivan Márcio (Prado Blues Band-SP) e
Leandro Ferrari (MG) www.bends.com.br
31 de Maio – Sábado – 22h

FREUD BAR
Av. Nossa Senhora da Candelária - Vale do Sereno
Nova Lima, MG
www.freudbar.com
Informações: (31) 8833-9098

domingo, 18 de maio de 2008

Sexto Minas Harp

6º Minas Harp

Vejam na parte de eventos a programação do 6º Minas Harp. Por enquanto só vi o show da Utópica Marcenaria, mas logo volto com detalhes sobre outros shows que devem acontecer.

Este ano o estrangeiro em Minas será o Vasco Faé. Também vai ter a participação especial do Hot Spot e da Rodica e provavelmente todas aquelas canjas que sempre rolam.

Dia 21/06.
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[ Sábado | 21/06/2008 | R$ 15,00 | 23:00H ]

MINAS HARP VI - ENCONTRO DE GAITISTAS - SHOW COM LEANDRO FERRARI E VASCO FAÉ

O evento Minas Harp, em sua 6a edição, se resume a um intercâmbio entre gaitistas organizado pelo músico mineiro Leandro Ferrari. Desta vez quem vem a BH para se apresentar é o gaitista paulista Vasco Faé. Vasco Faé é um dos grandes "bluesmen" do país e é reverenciado por sua gaita mágica e por sua voz cativante de timbre inconfundível e visceral, sempre com interpretações que emocionam o público e que o tornam uma referência. É conhecido também por sua técnica apurada de coordenação motora ao tocar a gaita no suporte simultâneo com a guitarra e o bumbo, fazendo solos de gaita e guitarra juntos.O gaitista Leandro Ferrari já recebeu elogios de renomados gaitistas, como Jason Ricci (USA), Greg Zlap (FRA), Fréédéric Yonnet (FRA), e tambem gravou e tocou com vários artistas e bandas , como Skank, Sideral, Bauxita, entre outros.
Incluindo participações especiais de Gustavo Andrade & Hot Spot Blues Band e Rodica Blues (USA).

www.utopica.com.br
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(thanks Cris)

Free Hand Blues Band tmabém tem cd

Free Hand Blues Band...

Tem satisfação em apresentar o lançamento
de seu primeiro CD intitulado “First Step, uma singular releitura dos clássicos do Blues.
-Show com a banda
-Sorteio de Cds e camisetas

DATA: 31/05/2008 às 21 horas
LOCAL: Bar e Restaurante Armazém
Rua Fluorina, 1487 - Bairro Paraíso - BH / MG
Telefone: 3467 1884

Convites limitados:R$ 5,00

Venda antecipada:
9213 8270 Luis Ritter

sábado, 17 de maio de 2008

Estação Blues de volta a BH (remix)

foi muito legal o show do estação blues na Status, e foi mais legal ainda ver os caras garantindo mais duas merecidas datas na casa, nos próximos meses. A galera manda muito bem e segue um estilo a la blues etílicos de "up blues", ou seja, aquele blues mais animado e swingado, que agrada a tanta gente. Não era raro ver uma garçonete ou outra dançando durante o show.

e claro que também foi muito divertido dar uma kenja também, ainda mais com tanta nego bom no palco.

diversão garantida.

eles tocam hoje também no Freuds.

promoções no gaitanet

Opa

o gaitablog está com algumas promoções, que vão de sorteio de gaitas a ingressos para shows (este último em SP)

fica a dica

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Samir de volta ao Blues

Aliás, divulga no seu blog, por favor.

Finalmente formei uma banda de blues que parece ser definitiva, e com uma galera boa de serviço.

BENDITO BLUES

Samir Chammas: Gaita
Fernando Prado: Guitarra
Dinho Mourão: Bateria
Márcio Frango: Baixo
Eduardo Matos: Voz

24 de maio, sábado, às 21 horas no Vitrola Café.
R$ 8,00
Rua Tomé de Souza, 1.081
Savassi


Samir toca um bocado. Recomendo.

domingo, 11 de maio de 2008

Estação Blues de volta a BH

Diversão garantida

A banda - Estação Blues - com a presença de Cristiano Crochemore nas guitarras toca em BH dias

Sexta, 16/05
21:00
Status Café Cultura e Arte
Av, Cristóvaõ Colombo, 280
Savassi

Sábado, 17/05
16:00
EMS Squash Pub
Rua Yvon Magalhães Pinto, 393 (entrada pela Raja, próximo do Raja Grill)
São Bento
Tel: (31) 3344-5360

Sábado, 17/05
23:00
Freud Bar
Av. Nossa Senhora da Candelária s/n Jardinaves - Nova Lima Tel: (31) 8833-9098

quarta-feira, 7 de maio de 2008

mais shows. ninguém pode reclamar agora

HOT SPOT BLUES BAND (Pré-lançamento do cd "Feeling Alright")
Participação Especial: LEANDRO FERRARI
09 de Maio - Sexta-Feira - 22
VINNIL CULTURA BAR
Rua dos Inconfidentes, 1.068 - Sobre Loja - Savassi
Belo Horizonte • MG
www.vinnil.com.br
Informações: (31) 3261-7057
Apoio: Minas Blues Jam!

HOT SPOT BLUES BAND (Lançamento do cd "Feeling Alright")
Participação Especial: LEANDRO FERRARI
17 de Maio - Sábado - 22h
UTÓPICA MARCENARIA
Av. Raja Gabáglia, 4700 - Santa Lúcia
Belo Horizonte • MG
www.utopica.com.br
Informações: (31) 3296-2868
Apoio: Minas Blues Jam!

Mais sobre a Croma da Bends

O legal de conhecer gente na Bends e do pessoal ler seu blog é pq muitas vezes as pessoas se dispõem a esclarecer sobre suas dúvidas, assim, sem a gente nem pedir. :-)

Mas eu acho que é um posicionamento muito simpático por parte inclusive da fábrica, e deixa as cartas abertas na mesa. E eu gosto assim.

Então vou publicar aqui alguns trechos de uma conversa que eu tive com o Gaspar (sim, eu pedi pro cara) sobre a Croma, a gaita nova da Bends, que eu espero, esclareça bem o que há por trás dessa nova gaita.

É longo, mas em termos de informação, tá filé. E tomara que minha sugestão do blog vá em frente.

Prá não dizer que eu sou pró-alguma-fábrica (pq eu não sou, senão tinha fábrica patrocinando este blog), fica minha dica do blog aqui para o pessoal da Hering também, que eu sei que também tem sangue novo e que tb tá fazendo um bom trabalho.

Antes que alguém resolva me xingar pq eu falei na conversa abaixo que eu acho o diferencial da bends é ser uma empresa jovem de gente jovem que pensa jovem, eu não acho que a hering é uma empresa velha de gente velha que pensa velho, e ainda que fosse, isso não signfica uma desvantagem (eu respeito muito os mais velhos, viu?). A questão aqui é que são empresas diferentes com propostas diferentes. A vida é assim. Viva a diversidade.

Opa Kenjim,

Acabou que só vi agora seu post no Blog BHitístico :)
Vou clarear algumas coisinhas fio. QQ coisa tô aqui.
Se o papo estiver muito marketeiro, é que tem umas coisinhas que acabei colando por preguiça mesmo.

Parafusos...
A quantidade de parafusos segue o padrão das demais gaitas diatônicas da Bends. Se removermos um único que seja já vão falar que estamos economizando, ou que a qualidade caiu. Eu considero o posicionamento deles muito bem bolado, de forma que, para aqueles que ficam satisfeitos em utilizar menos parafusos, é só remover os excedentes sem problemas. Temos que concordar que dá menos trabalho remover parafusos que criar novos pontos de furação. Acho que fica bem democrático assim.

Que nome é esse ?
Vc acha que é Croma pq é pra "Cromatismo" e Bresslau pq a placa é Cromada...
O nome Croma vem do Italiano, como todos os nomes dos nossos intrumentos. Croma significa /colcheia,/ que é uma figura musical. Fofo né ?
Claro que casou como uma luva com a placa de vozes cromada e é um modelo que tem alguns diferenciais bem atraentes que devem tornar esta gaita interessante para quem toca os mais variados estilos.

Legal, e que diferenciais são estes ?

Vamos começar pelas palhetas. Elas foram especialmente desenvolvidas para este modelo visando uma maior durabilidade e precisão (estabilidade). São palhetas exclusivas da harmônica Croma.

As placas cromadas também tem lá o seu charme, vai. A camada de cromo diminui as tolerâncias e é como que um embossing suave de brinde. Amo muito tudo isso.

O corpo em acrílico é bem arredondado, confortável. O fato dele ser transparente possiblita também uma melhor vizualização das palhetas internas mesmo com a gaita fechada, facilitando pequenos ajustes ou a remoção de algum corpo estranho que eventualmente venha a bloquear alguma palheta. É um ponto legal que pode passar desapercebido.

As placas de cobertura em inox (0,50mm !!) e a pintura eletrostática deixaram o som bem aveludado. Acho que vc vai curtir. Comportadim mes.

Perguntinha:
Você alguma outra gaita suja ou é exclusividade da Juke ? Já tocou numa Anima ? Tô curioso pra entender o que a torna tão 'suja' a seus ouvidos, se tem a ver com afinação, ou é mais a configuração geral do instrumento. Pode ser um bocado de coisas ;)

Voltando ao assunto, o processo de montagem da Croma é um capítulo à parte.

Para cada etapa do processo de produção foi realizado um treinamento para a implementação de um padrão de produção, montagem e ajustes específicos. Tudo isso passando por um rigoroso controle de qualidade em cada etapa do processo (e não depois da gaita montada quando muitas vezes já é tarde demais para corrigir certos problemas). A idéia é termos gaitas construídas com tanta precisão quanto possível e que toquem de maneira uniforme.

Uma coisa legal é que produzimos praticamente todas as peças especialmente para esta gaita e em lotes muito pequenos. Isto nos permite uma maior dinâmica para implementar melhorias, inovações ou alterações. É um instrumento "vivo" que nasceu com já com a missão de caminhar para onde os gaitistas desejarem com tanta velocidade quanto possível.

Acho que agora deu pra clarear um pouco as idéias sobre o que é este instrumento, né fio ?

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Gaspar o/'


aí eu respondi


"Você alguma outra gaita suja ou é exclusividade da Juke ? Já tocou numa Anima ?"

klatoo barada nikto

leve-me ao seu líder

:-)

das gaitas que eu tenho, a mais suja de todas é a juke. suja é um conceito difícil de definir, mas eu diria que é o contrário de limpo (oh!)

pense na diferença de timbre entre uma cromática, uma xb40 e uma diatônica. agora imagine que a juke é mais diatônica ainda. ou que a meisterklasse esteja mais próxima de uma xb40 que das demais diatônicas. Isso não é ruim. Isso é personalidade da gaita. Tanto que prá blues acústico, apesar de eu achar o volume da juke meio baixo, eu acho o timbre sensacional.

e sim, já toquei numa anima, duas vezes, uma na casa do carlini e outra da mão do melk em janeiro do ano passado. eu imagino que muita água tenha rolado de lá prá cá e que a gaita tenha mudado muito desde então

minha sugestão: a bends abrir um blog pros seus engenheiros. vcs vão abrir um puta canal de comunicação com seu público, se posicionarem como uma empresa jovem de gente jovem com uma cabeça jovem (que é como eu vejo o diferencial da bends em relação à concorrência)

mas vc está lendo um email de quem está pensando seriamente em vender suas gaitas, largar tudo, e ir abrir uma pousada na Bahia

[]

K.


e finalmente o Gaspar respondeu de novo


Preferindo clarear algum ponto, tá de bom tamanho tb.

Entendi o lance da Juke. A explicação no seu email soa muito melhor do que a do Blog, seu mardito. O engraçado é que ela tá ficando com um puta volume. Vamos melhorando o processo, os resultados vão vindo. No final das contas, é na munheca que fica a grande diferença depois que o processo de construção fica mais maduro.

Uma brincadeira legal é ir mudando a placa de cobertura da Juke (com a mão 'fixando' mesmo) e ir sacando as alterações no som. Algumas pessoas tem preferido as placas de cobertura da Anima (que não tem os tais furos laterais) pq o som fica mais 'redondinho'. Mas é um modelo bem voltado para quem busca este som mais 'sujo' mesmo, e tem agradado (ou mentem bem pra mim).

A idéia do blog é ótima, na verdade a Croma pela natureza 'dinâmica' dela vai ser o primeiro experimento neste sentido. Só não sabemos exatamente como abrir este canal (grupo de usuários Croma parece algo meio ligado a drogas, ehehehehe).

Mas beleuza, qq coisa tamos ae

amanhã em Barbacena



Nézio & Duocondé + Yellow Cab

acho que não tem gaitista em nenhuma das duas bandas, mas onde tem blues, gaitista vai. e as duas bandas mandam muito bem.

Barbacena, MG.

tá dada a dica

aptidão musical e a carga genética

dois artigos interessantes a respeito

Aptidão Musical e Genética [1]
Aptidão Musical e Genética [2]

(...)Recentemente um estudo muito interessante sobre o assunto foi publicado no Jornal of Medical Genetics. A idéia do estudo era quantificar a importância do material genético na aptidão musical. Para isto, os pesquisadores alistaram 15 familias (234 pessoas) inteiras na Finlândia que tivessem algum músico profissional ou amador ativo e quantificaram a aptidão musical de cada individuo através de 3 testes padronizados, calculando assim scores de aptidão. Depois disso, os pesquisadores avaliaram 1000 marcadores diferentes no DNA de cada indivíduo (i.e. microsatélites) e correlacionaram a frequência destes marcadores com os scores dos testes de aptidão. Os pesquisadores também avaliaram correlações entre os scores a idade e sexo dos voluntários. Como esperado, os scores estabilizam a partir de uma certa idade (no caso 9 anos de idade) e isto é interpretado como sendo prova de que a maturação musical do cérebro ocorre relativamente precoce. Como o título deste blog é sobre o óbvio, eu não poderia deixar de abordar o assunto... Então aí vai: os pesquisadores Finlandeses concluiram (entre outras coisas) que é impossível se tornar um músico profissional sem ter aptidão!
A nota em um dos testes utilizados para avaliar aptidão musical mostrou-se hereditável e esta hereditabilidade variou de 21% a 57% sendo que a hereditabilidade dos três testes combinados foi de 48% (e isto foi estatisticamente significativo). Além disso, usando os dados dos marcadores, uma região do cromossomo 4 (4q22) foi identificada como sendo relacionada ao fênomeno. Esta região tem 50 genes diferentes sendo que um deles (i.e. netrin receptor UNC5C) está relacionado com desenvolvimento neuronal (extensão axonal e migração celular) e sabidamente interage com um gene envolvido na patogênese da dislexia. Isto parece sugerir que as faculdades linguísticas e musicais podem ter uma mesma origem evolutiva. Em resumo, é preciso ter material genético apropriado para ter aptidão musical e é impossível se tornar músico profissional sem ter aptidão(...)

Antes das pessoas resolverem atirar pedras dizendo que o esforço é o mais importante e que qualquer um pode ser o que quiser da vida desde que tenha força de vontade, peço que [1] leiam os links acima, [2] prestem atenção nos negritos (meus) e [3] conte até 10 antes de ficar revoltado e pensar um pouco no que realmente significa o post, que fala sobre uma tendência, não sobre uma certeza.

terça-feira, 6 de maio de 2008

a hering também

big blue (na verdade, blues and chords + Christian Weber)

[ Sábado | 10/05/2008 | R$ 15 - 23:00H ]

SHOW COM Big Blue

Big Blue estréia na Utópica Marcenaria mesclando o novo e o clássico, a fim de levar o público a uma viagem entre as décadas que deram destaque à música negra americana e suas influências. Uma viagem do Jazz ao Lounge, do Blues ao Pop, das origens, do Rock de Elvis, ao envolvente beat de Seal.
O grupo Big Blue é inspirado nos vocais Black Jazzístico de Carol Jacques, no Blues de Christian Weber e Shellão, na influência jazzística de Evandro Menezes e a paixão por novas tendências de Fred Jamaica.

Big Blue um delicioso "blend" de boa música.

Av. Raja Gabáglia, 4700 - Santa Lúcia - Belo Horizonte - MG - Brasil | RESERVAS: (31) 32962868

quinta-feira, 1 de maio de 2008

carta de um músico à sua namorada

recebi este texto do harmonicista Marcelo Batista. Achei interessante. Confiram ;-)

Thiago Cerveira vira one-man-band



Competência na gaita com suporte não é para qualquer um mas é perfeitamente possível.

a "revolução" da bends



Hoje eu recebi o teaser da bends sobre a nova gaita Croma, uma bela gaita diatônica preta, com placa de voz cromada, palhetas em liga especial de bronze com rebites de aço, placa de vozes fechada com 7 parafusos (e olha que o gaspar tá lá e anos atrás ele advogava o uso pacimonioso de parafusos), corpo em acrílico cristal.

Uma gaita com visual moderno, e pelo nome, imagino que seja feita para cromatismos, da mesma forma que a golden blow da Hering. Ou seja, imagino que seja uma gaita com qualidade de customizada, e por isso mesmo mais cara, mas com acabamento que usa materiais que exigem menor manutenção (aço, acrílico, etc) e que aumentam a durabilidade. A placa de vozes 1,07mm deve ser parecida com a da Juke (os outros modelos de diatônica usam 0,90mm).

Fiquei curioso quanto à afinação e, claro, timbre e durabilidade. Eu tenho uma juke e digo que ela tem uma "personalidade" mais "blueseira". Experimentei fazer muitos exercícios com ela e com uma hohner meisterklasse por algumas horas para perceber como a juke é "suja" e a meisterklasse é "limpa", e a "sujeira" da juke eu achei melhor para o uso no blues. É possível que a Croma siga por uma linha parecida, apesar do visual.

E sinaliza para pelo menos duas coisas interessantes: a próxima tendência parece pender fortemente para o cromatismo, uma vez que a gaita diatônica tem buscado cada vez mais caminhos fora do blues tradicional, e os benefícios da concorrência entre Bends e Hering no mercado nacional, visto o grande esforço em inovação nos novos produtos.

Torço para que esta concorrência continue nos trazendo bons frutos.