quarta-feira, 26 de agosto de 2009

bye soulive e workshop em Santos

a triste notícia que o soulive vai fechar neste sábado, dia 29/8

http://www.soulive.com.br/site/

se vc mora em sampa ou tem como ir, não perca, vá e se despeça deste que foi um belo espaço para a gaita e os gaitistas... e para os apreciadores de mojitos!

e se vc mora em Santos, pode fazer o aquecimento na loja do Morenno, conhecendo o sheng, o instrumento antepassado da gaita, que é no mesmo dia

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

escala pentatônica

ok, não é gaita

mas é escala pentatônica, então, bem, é gaita sim ;-)



eu achei sensacional

Grupo Harmônicas de Blumenau

Mestres da gaita

GRUPO HARMÔNICAS DE BLUMENAU COMPLETA 15 ANOS DE FUNDAÇÃO

Do instrumento de metal tão bonito, que cabe no bolso e que vive de sopro, já não há tantos seguidores como houve um dia. No tempo de infância de Wilfried Volkmann, uma gaitinha-de-boca era um dos presentes mais desejados pelas crianças.

Logo, quando os amigos que se reuniam no Centro Cultural 25 de Julho, em Blumenau, decidiram formar um grupo, os integrantes, todos autodidatas, já apresentavam intimidade há muitos anos com as gaitas.

Este mês, os oito músicos amadores completaram 15 anos de dedicação ao instrumento. O Grupo Harmônicas de Blumenau segue fiel ao som do sopro – só com gaitas se faz a música do conjunto. Seis integrantes tocam as famosas gaitinhas-de-boca, e outros dois são responsáveis pelo baixo e pela vineta – também harmônicas, mas são maiores e emitem sons diferenciados.

Nestes 15 anos, a formação do conjunto sofreu modificações, ganhou novos músicos, perdeu outros. Para o coordenador Volkmann, 76 anos, está cada vez mais difícil encontrar quem possa aumentar o número de tocadores de harmônicas.

“Na nossa faixa etária, quase todo mundo sabe tocar. Mas hoje os mais novos só querem saber de gaita blues”, comenta Volkmann.

Quando criaram o grupo despretensiosamente, os então cinco participantes não imaginavam que o hobby alcançaria o reconhecimento acumulado em 15 anos. O Grupo Harmônicas de Blumenau já se apresentou mais de 300 vezes – 16 delas foram na Áustria e na Alemanha, a convite de uma associação austríaca de trabalhadoras agrícolas.

Desde 2000, o conjunto participa dos desfiles da Oktoberfest e toca na festa. Os dois CDs lançados, em 2003 e 2005, venderam 3,4 mil cópias. No repertório de mais de cem músicas do grupo estão principalmente canções alemãs, além de músicas internacionais – os ensaios são feitos religiosamente às terças-feiras, no Centro Cultural 25 de Julho.

A próxima apresentação do grupo será dia 12 de setembro, durante uma espécie de segunda inauguração da Praça das Gaitas Hering, segundo Volkmann. Será a primeira vez que o espaço ouvirá o som de uma gaita, depois de anos de silêncio.


original aqui

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Micro-entrevista pós SPAH com Otavio Castro

(7:57:51 PM) Fernando Bresslau: quem foi o músico mais interessante que vc conheceu?

(7:58:24 PM) Otavio Castro: Damien Masterson.
(7:58:36 PM) Otavio Castro: Um americano que estudou aqui no Brasil também.

(7:58:38 PM) Fernando Bresslau: Ah sim. Boa escolha.

(7:58:48 PM) Otavio Castro: Esse é o mais universal.
(7:59:07 PM) Otavio Castro: Ficamos muito amigos e queremos tocar juntos em algum projeto.

http://www.damienmasterson.com/

http://www.myspace.com/damienmastersonmusic

SPAH 2009: mais Otavio e Steve Baker

Mais um vídeo do Otavio na convenção da SPAH, desta vez tocando blues. Primeiro em Lá, quarta posição, depois em Sol, segunda. Vale a pena esperar até lá ;)


E tem esse excelente vídeo do Steve Baker numa apresentação solo.



Vários vídeos estão começando a serem subido pro Youtube, vale a pena ficar de olho.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

curta metragem sobre gaita

Pessoal,

As coisas acontecem de forma mesmo inesperada. Temos aqui uma bela homenagem aos nossos amigos Luiz Aude e Geraldo de Oliveira, à Gaita e à Amizade.

Uma reportagem feita há vários anos sobre as atividades de gaita no Tendal da Lapa foi transformada em Curta Metragem e será exibida este ano no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

Não sei se foi feita alguma edição, mas a reportagem feita em 2006, trazia depoimentos do Luiz, do Geraldo e trechos do ensaio da formação daquele ano da OPG.

Convido a todos para prestigiarem!

Filme: MESTRES DA GAITA
Dir: Rodrigo Santos Sousa
Duração 10'
Exibições:
21/08 - 22H00 - Cinemateca - Sala Petrobras
24/08 - 16H00 - Cineclube Grajaú
24/08 - 20H00 - Cineclube Grajaú
26/08 - 17H00 - Cine Olido
28/08 - 18H00 - Centro Cultural São Paulo

Link do site do festival:
http://www.kinoforum.org.br/curtas/2009/detalhe.php?idioma=1&c=19708

Abs,
Fernando Alves.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Otavio Castro na convenção da SPAH

O Kassu me mandou esse vídeo pelo Facebook com Otavio, Jason Ricci, Michael Peloquin Jay Gaunt, Brandon Bailey e a francesa Christelle Berthon (a Christellester no youtube). Bem, bem legal!



Agora tou curioso para saber como a convenção foi para os outros que estiveram por lá, como o Melk e o Thiago Cerveira. Quem sabe ano que vem eu tambem não dou um pulo lá?

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Blues no Padre Estáquio

O festival Horizonte blues jazz vai levar música instrumental para o Centro Cultural Padre Eustáquio, na Região Noroeste da capital. A programação começa nesta quarta e se estende até dia 30, reunindo artistas como Legado Blues, Yer Blues, Flying Hands Fusion, Cia Starling, Mangassô e Auder Jr. & Blues Bang, entre outros. Além das apresentações, o evento organizou mostra de artes plásticas inspirada nesses gêneros musicais e oficinas de voz e guitarra.

Aristóteles Caetano, curador do festival, informa que o objetivo é valorizar instrumentistas mineiros e descentralizar as apresentações artísticas em Belo Horizonte. “A ideia é levar para as regiões periféricas um projeto de jazz e blues, pois, atualmente, esse tipo de evento praticamente só ocorre na Região Centro-Sul”, observa ele.

De acordo com o curador, a programação inclui artistas atuantes na capital. “Legado Blues já tocou com importantes nomes do gênero. Yer Blues tem mais de 10 anos de dedicação. O Auder Jr. é um de nossos principais guitarristas. Outro destaque é o fusion do Flying Hands ou ainda o Quarteto Seteclávio, que reúne quatro ex-alunos do Palácio das Artes”, lista Caetano.

Sábado, às 15h, oficina para cantores e guitarristas receberá 30 alunos. Inscrições podem ser feitas até hoje pelo telefone (31) 3277-7269 ou pelo e-mail ccpe.fmc@pbh.gov.br. O evento conta também com mostra de filmes e clipes.

PROGRAMAÇÃO

Exposição
De 12 a 30 de agosto, das 8h às 17h.
Artistas: Aristóteles Caetano, Marcos Kaoy,
Renato Lopes e Tales Sabará.

Vídeo
Nesta quarta às 19h30: Norah Jones live in New Orleans.
Sexta-feira, 16h30: The Commitments.

Show
Sábado, das 11h às 20h: Sociedade Carlos
Gomes, Flying Hands Fusion, Cia Starling, Mangassô, Auder Jr & Blues Bang; Yer Blues; Legado e Quarteto Seteclávio.

Centro Cultural Padre Eustáquio, Rua Jacutinga,
821, Padre Eustáquio. Entrada franca. Informações: (31) 3277-7269 e www.horizontebluesjazz.com.br


thanks Cavanha!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

o estranho vídeo da gaita do futuro



bizarro! thanks Michael!

saiba mais em http://millioniser.com/

[modo de co-autoria on]

Cara, esse link é fantástico! Onde você achou? O vídeo do homem do futuro eu devo ter em VHS guardado no meu depósito em Stuttgart... a fita acabou de perder um bocado do seu valor no ebay, hehe.

Eu estou muito curioso para ver o que esse revival da Millioniser significa. Que eu sou um grande fã do conceito de uma gaita MIDI eu acho que não é segredo e eu espero que esse revival dê realmente certo.
A qualidade e o avanço do instrumento que o Walt Müller fez no início da década de 80 com os recursos disponíveis naquela época são fantásticos, eu só fico imaginando o que o mesmo time conseguirá fazer com a tecnologia de hoje em dia. A minha lista de pedidos para eles (ou minha feature request) seria mais ou menos assim:
  • polifonia sem a necessidade do bocal deslizante
  • livre programação de todas as notas do instrumento de maneira simples, para diversas layouts de afinação
  • livre programação dos botões do controlador (aqueles que fazem o instrumento parecer uma Harmonetta)
  • fuga do foco da mimetização de outros instrumentos. A gaita MIDI pode soar como outros instrumentos, mas não precisa.
  • conexão simples com computadores para gravação, programação e backup
  • software open source
  • hardware open source ;-)
  • quanto menor e mais leve, melhor. Porém se o controlador ficar do tamanho que é, contanto que a unidade de processamente seja beeeeem menor, eu ficarei contente
  • conexão para fone de ouvido para treino em silêncio
  • emulação de bends e overbends pelos sensores, e não por botões
  • preço acessível
Pena que o site com a história da Millioniser está em alemão, mas as fotos e os arquivos de áudio são legais:

http://www.musicweb.ch/EN/millioniser_geschichte.asp
História
http://www.musicweb.ch/EN/Sounds.asp áudio

E não é que o site tem um teaser??
http://www.musicweb.ch/EN/millioniser_2005.asp

E aqui uma gravação legal para vocês:
http://bilder.musicweb.ch/sounds/MiD-Dudelsack.wav

Aliás, o cara que toca com a banda de rock no vídeo acima é o Wim Dijkgraaf, que tocará no festival de Fortaleza. Ou seja, se alguém quiser puxar assunto com ele é só perguntar sobre a Millioniser. Aliás, ótima pauta para uma entrevista. Quem vai a Fortaleza e gosta de escrever? Aproveite e mande um alô pro Wim de mim. A gente tentou se encontrar quando eu estava em Bruxelas, mas não deu certo.

E, para finalizar, um vídeo do Wim tocando a Millioniser num setting mais cotidiano:

Novas gaitas da Suzuki para a SPAH

Bem, a Suzuki tem feito muita coisa com o Brendan Power e o acervo de vídeos deles é fantástico. Os dois vídeos mais novos são uma apresentação de uma gaita diatônica nova, chamada Manji. Um dia, quem sabe, eles fazem uma gaita Kenji...
Mas, voltando à Manji, é uma gaita diatônica estilo Marine Band voltada claramente a concorrer com as Marine Band Deluxe e Crossover. Discussão de material prá cá, material prá lá, duas coisas me chamaram a atenção nos vídeos: a gaita será acessível (affordable) e as tolerâncias entre palhetas e chapas de vozes foram melhoradas significativamente. Thiago, Melk, Otavio: vocês que estarão no SPAH semana que vem, por favor descubram o preço da dita cuja e nos mandem suas opiniões quanto à essa gaita nova. Isso é, se não for contra os contratos de endorsement de vocês :)
Sem mais delongas, os vídeos (meio longos):





A Suzuki está com um site novo, vale a pena ser visitado: http://www.harmonica-online.com/

E, de lambuja, um vídeo muito bom do Brendan mostrando como trocar palhetas soldadas usando micro-parafusos.



Dica: parafusos de óculos funcionam bem também.

Ah, e a Suzuki vai lançar uma gaita cromática com a assinatura do Gregoire Maret, mas isso é assunto para outro artigo e outro escritor.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

and the oscar goes to...

terminou hoje a incrível promoção "mande sua foto com a mari de wallpaper no seu computador para ganhar uma legítima renaissance zero km"

e o ganhador foi... NINGUÉM.

mas não se pode dizer que a promoção foi um inteiro fracasso. 1 pessoa de outro estado, mais próximo da linha do equador que o de Minas, me mandou um email dizendo que não poderia participar pq se a patroa visse uma foto dele se engraçando com a Mari, que iria rolar hospedagem forçada na casa do cachorro, o que não é bom nem pro gaitista e nem pro cachorro.

claro que pessoalmente, acho uma ciumeira excessiva, já que o wallpaper da Mari está longe de constituir adultério, até pq o wallpaper não tem nada de indecente.

obviamente, a anonimicidade deste único semi-participante será preservada, para o bem de todos na casa dele.

na verdade, sinto um certo alívio, pois mesmo as gaitas velhas aqui em casa têm seu valor.

;-)

+ shows do gamblers esta semana

temos mais dois shows ainda em BH, amanhã, terça feira na Status Livraria as 19:30, e quinta feira no Garage D'Caza. Se puder postar estes fico agradecido.


tá divulgado

como impressionar as pessoas tocando gaita

http://solmaba.blogspot.com/2009/08/isso-que-e-saber-tocar-gaita-de-boca.html

de fato, o cara é bom

[Adição do Bresslau]

O Buddy Greene teve, por muito tempo, o vídeo de gaita mais visto no Youtube. O Yuri Lane, com seu excelente "harmonica beat-bos", ganha fácil, hoje em dia. De qqr forma, esse é um dos vídeos mais populares, é interessante pensar no porquê disso.
O Buddy Greene é um gaitista excepcional e escolheu um medley de maneira muito esperta para extrair reações fortes do público. Procure por "harmonica" no youtube, e é isso que vc verá:



O engraçado é que, apesar das 950 mil vistas do vídeo, ele não aparece quando pedimos para ordenar por número de vistas. Aí o Yuri Lane domina absoluto:



Me faz pensar no quanto o youtube influencia quais vídeos se tornam populares e quais não.

Para finalizar, aqui os vídeos:





Ah, sim. Eu ignorei o Harmonica-Heroe.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

quem é quem - Édson Louback

como hoje é aniversário do Édson e faz muito tempo que eu não o vejo, vou falar um pouco sobre esse misterioso sujeito chamado Édson Louback.

o Édson apareceu pela primeira vez no encontro do gaita-bh num buteco na savassi, o bar do zé, o garçon mais rabugento de BH, se não me engano.

na época ele tava ainda pegando o básico do básico, mas o cara tava muito a fim de aprender.

exato 1 ano depois, o cara tava com um "timbrão" que acabou lhe caracterizando. Sem brincadeira, ele tem realmente um timbre fenomenal, da gente ouvir elogios de gente que nem conhece o cara. Eu lembro que o bom timbre dele, prá mim, se resumiu numa vez em que ele deu uma canja no meu showzinho acústico com o max no letras e expressões, quando meu irmão leigo de gaita comentou comigo

"pq quando ele toca soa muito mais bonito do que quando vc toca?"

a melhor definição de timbre que eu já ouvi

desde então, o Édson sempre foi um dos caras que mais topava as paradas de gaita. Ele tava em quase todas. Sempre com o humor que lhe é peculiar e que já lhe fez levar um copo de chopp do Osmar na cara (hoje em dia isso é engraçado), e ao mesmo tempo um sujeito inerentemente bom, embora não ingênuo, mas claramente sempre bem intencionado e sempre disposto a ajudar.

a incursão do Édson no mundo das bandas foi muito breve, numa banda que ele teve que chamava papa-léguas que durou um show. Mas ele estava sempre na área, sempre dando as canjas dele.

Édson tem uma filha linda chamada Emanuela, já colocou o pai dele prá tocar gaita no cd do gaita-l e no evento de lançamento do cd do gaita-l no bairro de Laranjeiras na cidade do Rio de Janeiro, em evento organizado pelo Gaspar Vianna e pelo Andy Boy. Édson também entende de design, arquitetura, autoCAD e marcenaria, e algumas das joalherias de alguns shoppings de BH tem o design assinado por ele.

A onda gaitistica dele é claramente percussiva, indo pros lados do madcats e norton buffalos da vida. É o tipo do cara que poderia ter ido pros lados carlineanos do funk na gaita, quem sabe um dia o faça.

No mais, é o tipo do cara que sempre faz falta na roda. Feliz aniversário, Édson.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

odilara na ativa

ODILARA nesta “quinta, sexta e sábado”.
Quinta feira: Odilara no “Vinnil Cultura Bar”/ Rua Inconfidentes,1068, Sobreloja, Savassi / 21h / R$ 10,00 Mulher - R$ 12,00 Homem / (31) 3261-7057

Sexta feira: Odilara no “Conservatório Music Bar”. / Rua Timbiras (entre Av. Bias Fortes e Rua São Paulo), 2041, bairro Lourdes / 23h / R$ 12,00 / (031) 3213-8375.

Sábado: Odilara no “Butiquim Santo Antônio”. / Rua Leopoldina, 415, Santo Antônio /17 horas 30 min / R$ 15,00 / (31) 9213-9147 /

visualizar o perfil de Odilara: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=9597389622789936739&mt=5


Andréa Furtini leva a gaita cromática ao samba e à MPB na banda Odilara (e na banda Alarido, que é a mesma coisa ao contrário). Vale a pena conferir.

mais informações sobre o fórum harmônicas brasil

Agosto também tem o Fórum Harmônicas Brasil, com shows nos dias 14 e 15, no Dragão do Mar

Fórum Harmônicas Brasil realiza shows e oficinas em Fortaleza e Cascavel no mês de agosto

Referência nacional na difusão, estudo, pesquisa e aprimoramento da gaita, o Fórum Harmônicas Brasil 2009 realizará shows nos dias 14 e 15 de agosto em Fortaleza, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, sempre a partir das 21 horas. No dia 14, os shows serão com os artistas Wim Dijkgraaf (Holanda), Leandro Ferrari (MG) e Big Chico (SP). No dia 15 de agosto, as apresentações seguem com Rodrigo Eisinger (SP), Rodrigo Eberienos (RJ) e Rildo Hora (PE). Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Os músicos convidados para o Fórum Harmônicas Brasil serão acompanhados por artistas cearenses como Miquéias dos Santos, Artur Menezes, Roberto Lessa, Robson Gomes, Neo Santos e Lu de Souza. Entre os estilos do evento, jazz, blues, bossa nova, MPB, hip hop, chorinho, música eletrônica e gêneros nordestinos.

Capacitação

Além dos shows, o Fórum Harmônicas Brasil realizará oficinas de música em nível intermediário e avançado para músicos, estudantes e demais interessados, nas manhãs dos dias 15 e 16 de agosto, no Sesc Senac Iracema, em Fortaleza. O acesso será feito mediante a doação de um livro em bom estado. Informações sobre as inscrições pelo telefone (85) 3133.7760 ou pelo site www.forumharmonicas.com.br

Ações sociais

O município de Cascavel, localizado a 69 km de Fortaleza, será contemplado com as ações sociais desta quarta edição do Fórum Harmônicas Brasil. Os beneficiados serão os estudantes da rede pública de ensino, que poderão participar de oficinas gratuitas de música com o gaitista cearense Dilennon Ribeiro. Cada participante receberá uma gaita. Os instrumentos são doados pelas fábricas Bends Harmônicas (SP) e Hering Harmônicas (SC), empresas brasileiras cujos produtos são listados entre os melhores do mundo.

As atividades em Cascavel serão realizadas de 10 a 15 de agosto, no Núcleo de Arte e Educação do município, com show de encerramento no dia 16, aberto ao público. Essas ações estão sendo coordenadas pela Secretaria de Cultura de Cascavel em parceria com a 4Blues Produções, produtora do evento.

Apoiadores e realizadores

O Fórum Harmônicas Brasil é uma realização da 4Blues Produções. O evento tem como produtor-executivo o jornalista Luiz Carlos de Carvalho e como diretor-artístico o médico e gaitista Diogo Farias. A curadoria ficou a cargo do jornalista Roberto Maciel. O patrocínio é do Governo do Estado do Ceará e da Assembléia Legislativa, tendo apoio da Unimed Fortaleza, Portal InvesteNE (www.investne.com.br), Diogo Farias Microfones Artesanais, Bends Harmônicas, Hering Harmônicas e Servis Segurança.

Quem já participou

O Fórum Harmônicas Brasil já trouxe ao Ceará músicos como André Serrano (RS), Benevides Chiréia (PR), Flávio Guimarães (RJ), Gabriel Grossi (DF), Guta Menezes (RJ), Ivan Márcio (SP), Jheovah da Gaita (PE), Johnny Rover (EUA), José Staneck (RJ), Júlio Rego (SE), Melk Rocha (SP), Otávio Castro (RJ), Pablo Fagundes (DF), Rick Estrin (EUA), Robson Fernandes (SP) e Vitor Lopes (SP), além do cearense Diogo Farias.

O que já foi feito em termos de responsabilidade social

As ações de responsabilidade social do Fórum já beneficiaram crianças e adolescentes atendidas pelas ONGs Fundação Raimundo Fagner e Grupo Arte de Viver (Fortaleza), Associação Estação da Luz (Eusébio) e Tapera das Artes (Aquiraz). Todas receberam gaitas doadas por empresas parceiras e tiveram aulas gratuitas. Além disso, o Fórum arrecadou alimentos e livros, que foram repassados a instituições do terceiro setor.

Serviço - Fórum Harmônicas Brasil 2009

Shows

14 de agosto – Dragão do Mar, em Fortaleza, a partir das 21 horas. Valor dos ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

- Wim Dijkgraaf (Holanda)

- Leandro Ferrari (MG)

- Big Chico (SP)

15 de agosto – Dragão do Mar, em Fortaleza, a partir das 21 horas. Valor dos ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

- Rodrigo Eisinger (SP)

- Rodrigo Eberienos (RJ)

- Rildo Hora (PE)

16 de agosto – Cascavel, acesso gratuito.

- Jefferson Gonçalves (RJ)

Oficinas

15 e 16 de agosto – Sesc Senac Iracema, pela manhã e à tarde. Acesso: doação de um livro em bom estado.

Ações sociais

10 a 15 de agosto – Cascavel, oficinas para alunos de escolas públicas do município, com acesso gratuito.

Mais informações: (85) 3133 7760 ou pelo site www.forumharmonicas.com.br


confira também o release pelo próprio Roberto Maciel